HISTÓRICO DA ESCOLA


DADOS BIBLIOGRÁFICOS DE DOM PAULO HIPÓLITO DE SOUSA LIBÓRIO

Nasceu S. Excia.Revma. na cidade de Picos, Piauí, a 10 de outubro de 1913, sendo filho legítimo do casal Carlos de Sousa Libório e Maria Izabel Ferreira Libório, ambos falecidos. Tendo sido confiada a sua educação, desde os primeiros anos, ao seu ilustre tio, Mons. João Hipólito de Sousa Ferreira, ingressou Dom Paulo no Seminário de Teresina em 2 de fevereiro de 1929. Terminando nesse educandário os estudos de Humanidades e Filosofia, seguiu para Roma em janeiro de 1935.Na cidade eterna, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro S. Excia.cursou Sagrada Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, e, aperfeiçoou os estudos de Filosofia na Pontifícia Academia São Tomaz de Aquino.Na Universidade Gregoriana, obteve os graus de Bacharel e Licenciatura em Teologia.Ordenado Sacerdote em 8 de abril de 1939, na Patriarcal Basílica de São João de Latrão, celebrou a sua primeira missa na Basílica de São Paulo extra Muros, no dia 9 do mesmo mês. Regressando ao Brasil em fevereiro de 1940, foi Dom Paulo nomeado professor  do Seminário Diocesano, onde esteve até junho do mesmo ano, quando assumiu a direção do Colégio Diocesano, naquela época “Ginásio São Francisco de  Sales”. Em janeiro de 1942, voltou ao Seminário, na qualidade de Reitor. Por Portaria de 26 de maio de 1943, o Exmo. e Revmo. Dom Severino Vieira de Melo, pernambucano de Vitória de Santo Antão, então Bispo de Teresina, nomeava-o para o elevado cargo de Vigário Geral da referida Diocese cargo que ocupou até a sua nomeação para o Bispado de Caruaru.Cumulativamente. S. Excia. Ocupou, até ser nomeado pela Santa Sé Bispo de Caruaru, além da função de Reitor do Seminário, os de Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, de Diretor da Pontifícia da Obra das Vocações Sacerdotais e de Assistente Eclesiástico da Liga das Senhoras Católicas de Terezina. Foi nomeado Camareiro Secreto de Sua Santidade o Papa Pio XII, em 13 de dezembro de 1948 e eleito 1º Bispo de Caruaru a 15 de março de 1949. Foi Sagrado Bispo na Catedral de Terezina a 5 de junho do mesmo ano, domingo de Pentecostes, data natalícia do Exmo. Sr. Dom Severino Vieira de Melo, que oficiou na Sagração como   




   Breve Histórico da Instituição

A Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório teve início no ano de 1982, na gestão do prefeito Mons. Cremildo Batista de Oliveira. A escola foi construída com recursos do Polonordeste e Prefeitura Municipal de Gravatá, na gestão do governados de Estado Marcos Antônio Maciel. No início a escola começou a funcionar com cinco salas de aula, nos turnos: manhã e tarde, depois de alguns anos aumentou o número de alunos, sendo necessário utilizar como anexo uma sala da Escola João Evangelista, que fica próximo à escola, esta sala iria funcionar com uma turma pela manhã e outra à tarde.

Houve uma reforma na escola em 18 de outubro de 2004 com recursos do PAPE (Projeto de Adequação dos Prédios Escolares), tendo como principal objetivo melhorar a estrutura física das cinco salas de aula e dos quatro sanitários, também fizeram um pequena reforma na cozinha, melhorando sua estrutura. Estamos funcionando com seis salas nos dois turnos, sendo uma sala como anexo na Escola João Evangelista, com as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, atendendo a uma clientela residente na zona rural deste município.

Loading